quinta-feira, 12 de junho de 2008

A ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS

O QUE É?
Trata-se de um grupo de jovens estudantes interessados no estudo de Literatura e na prática de leitura.

A Academia Estudantil de Letras (AEL) segue, com as adaptações necessárias, o modelo de uma autêntica Academia de Letras, ou seja, os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias.

Esses estudantes, além de realizarem estudos literários, participarão de reuniões acadêmicas e passeios culturais; organizarão e realizarão saraus, concursos literários, e apresentarão seminários sobre os seus autores; “imortalizarão” os seus patronos, na medida em que, ao saírem da escola ao final do curso, ou por outro motivo ao longo do processo, são substituídos pelos suplentes que, a partir do momento em que decidem sê-lo, já passam a freqüentar a Academia e a acompanhar os titulares nos estudos literários, para posteriormente assumirem a cadeira pretendida.

QUEM PODE PARTICIPAR DA AEL?

Inicialmente participarão do corpo acadêmico da AEL 17 estudantes do Ensino Fundamental maior (6º ao 9º Ano) da Escola Municipal Profª Lourdes Mota. No entanto é nosso objetivo futuramente ampliar o grupo e abrir a participação para outros alunos, inclusive, quiçá, de outras escolas.


OS ACADÊMICOS

Os estudantes que compõem a academia são chamados de acadêmicos. Inicialmente, a Academia Estudantil de Letras Poeta Antonio Francisco será constituída por 17 acadêmicas, que, em ato solene de posse, ocuparão 17 cadeiras literárias, representando nomes importantes da Literatura Potiguar, autores clássicos e atuais, incluindo a literatura popular, com representatividade proporcional, em relação à poesia e à prosa.


NOSSO LEMA:

"A cultura forma sábios; a educação, homens."

3 comentários:

Suelizinha disse...

Parabéns, Rokatia!
Estou muito feliz com o nascimento da AEL Poeta Antonio Francisco!
Quero desejar a vocês todas as alegrias que já vivemos aqui em São Paulo, com as nossas academias estudantis de letras.
Preparem o coração de vocês... MUITAS emoções e dias inesquecíveis estão por vir...
Que Deus os abençoe e ilumine!
Minhas raízes também são potiguares. Sou uma irmã de vocês na origem e na crença nos ideais de amor à educação.
SUCESSO!!!!!!!!!
Com todo o meu carinho
Prof Sueli

Vivicultura disse...

Rokátia,
Parabéns pela grande iniciativa de criar a AEL. Você está dando o presente maior que o ser humano pode dar ao seu semelhante. O CONHECIMENTO. Receba meu abraço e conte comigo sempre. Vilmaci Viana

Thullyo Hoberdan disse...

parabéns, Os Blogueiros do AD, apoiam essa iniciativa, pode contar conosco, pra o que der e vinher, sempre q tiver algum evento da academia me liga ou deixa um recado lá no blog:
www.blogueirosdoad.blogspot.com, meu numero é: 99205573