domingo, 17 de maio de 2009

AEL realiza sua 1ª Roda de Leitura


Na última quinta-feira (14), a Academia Estudantil de Letras Poeta Antônio Francisco realizou a sua 1ª Roda de Leitura. A Roda é uma atividade simples e despretensiosa, cujo objetivo principal é levar o aluno a gostar de ler e interagir com o texto de modo bem prazeroso.


A metodologia da Roda de Leitura consiste na leitura coletiva de obras dos mas diversos autores, sejam eles locais, nacionais ou internacionas, consagrados ou desconhecidos. As leituras dos textos são intermediadas por um leitor-guia (escritor, contador de história, professor, poeta ou outro agente de leitura) a convite da AEL.


Nesta primeira edição, o convidado especial foi o músico, professor, escritor e web design, Daniel Macx, que conduziu a leitura, a partir do tema do econtro: "Apodi, poesia de ontem e de hoje". Foram lidos os textos "Poema dePedras" (de Maria Auxliadora Maia), "Soledade" (de Aluísio Barros), "Hino de Apodi" (José Mrtins de Vasconcelos), "Acorda, Apodi" (de Maria Luíza Marinho) e "Se..." (de José Ariberto e Daniel Macx). Após a leitura de cada poema, o leitor-guia dirigiu pequenas discussões e reflexões, sempre fazendo relação entre os textos lidos.


Em seguida, os participantes foram convidados a reescreverem ou reinterpretarem os textos trabalhados utilizando a linguagem com que mais se identificassem: desenho, poesia, música, através de depoimentos ou de uma breve reflexão sobre o tema. Tudo bem livre, sem cobranças, bem prazeroso. Neste momento, pôde-se ver já alguns frutos da 1a Roda de Leitura. Os jovens participantes produziram belos textos (em prosa e versos) através dos quais expressaram os pensamentos e sentimentos provocados pelas leituras feitas naquele encontro. Ao final do encontro foi realizado ainda o sorteio de diversos livros entre os participantes.




Além dos 17 acadêmicos da AEL, a Roda de Leitura contou com boa participação de alunos (não acadêmicos) da escola. Participaram também do encontro, a professora Magda Silveira, a Vice-Diretora da Escola, Profª Joelina Adriana e o jovem escritor Geraldo Adjailson, autor do livro “Em Defesa da Liberdade”, que na oportunidade foi convidado para ser leitor-guia de uma das muitas rodas de leitura que a AEL pretende realizar ainda neste ano. O escritor prontamente aceitou o convite e ainda elogiou bastante o trabalho da academia estudantil. "Eu acho esse trabalho simplesmente fantástico", finalizou Adjailson.



Como bem diz a poetisa Suzana Vargas, “o interessante, nas rodas de leitura, é que a responsabilidade didática ou acadêmica desaparece, dando lugar a um tipo de relação mais prazerosa com o que é lido". A prova disso é que ao final dessa primeira roda, alguns estudantes (não acadêmicos) presentes já nos procuravam perguntando quando seria a próxima roda e pedindo para participar da AEL. Isso nos deixa muito felizes, pois mostra que aos poucos a sementinha plantada começa a germinar.



Todas as fotos e os textos produzidos durante o evento serão publicados em instantes. Aguarde!

Nenhum comentário: