segunda-feira, 11 de maio de 2009

RODA DE LEITURA



RODA DE LEITURA

O que é?

A Roda de Leitura é uma atividade que integra o projeto Academia Estudantil de Letras (AEL). Esta é uma atividade simples e despretensiosa, cujo objetivo principal é levar os alunos a gostarem de ler e interagirem com o texto de modo bem prazeroso.

Quais os objetivos da roda?

Além de estimular a prática da leitura, a Roda de Leitura ainda visa:

- Oportunizar aos alunos contato com obras literárias que tratam de temas diversos;

- Incentivar os alunos a perceberem a leitura como uma atividade prazerosa de degustação do texto e das formas de expressão.

- Contribuir para a ampliação da visão de si mesmo e do mundo, pelo compartilhamento da leitura.

O que faz a roda girar?

A roda é movida pelo nosso desejo de despertar o gosto pela leitura em jovens estudantes e – por que não? – nos professores que trabalham com esses jovens. Ao participarmos dos debates sobre a(s) obra(s) em questão nas rodas, também estamos colaborando para um melhor desempenho dos alunos na interpretação do texto, ampliando essa capacidade para a interpretação do mundo.

Quem faz a roda girar?
O combustível é o entusiasmo dos jovens acadêmicos da AEL Poeta Antônio Francisco, orientados pela Prof.ª Rokatia Kleania.

Como a roda gira?
Para atingirmos o nosso objetivo, utilizaremos como metodologia à realização de Rodas de Leitura, tendo como público alvo alunos da nossa e de outras escolas públicas do município. Em encontros mensais, faremos a leitura obras de vários autores, locais e nacionais, consagrados ou desconhecidos. Serão lidos também textos informativos, dos mais variados e instigantes assuntos.

As leituras dos textos serão intermediadas pelo leitor-guia (escritores, contadores de história, poetas e outros agentes de leitura) a convite da equipe do Projeto, acompanhados pelos participantes nos seus respectivos textos.

Ao término de cada leitura, o leitor-guia inicirá um diálogo com os participantes sobre o texto lido, estabelecendo entre o leitor e o texto uma relação com o cotidiano, e o conteúdo da conversa será delineado pelos leitores, seguindo os questionamentos e curiosidades relativos ao texto e sua amplitude.

Para uma maior dinamização no diálogo, serão distribuídos com os presentes palavras e ou fragmentos retirados do texto com o objetivo de estimular a imaginação, o raciocínio, a percepção individual sobre a palavra como também a interação coletiva sobre o texto. Um aspecto importante nas sessões de Roda de Leitura é a possibilidade do conhecimento de várias obras e escritores. Utilizaremos vários gêneros literários, tais como: crônicas, contos, poesias, dentre outros.

O tempo da sessão em geral durará entre uma hora a uma hora e meia. Por isso, em geral os textos são curtos, pois são os que melhor se enquadram na atividade. Para finalizar a sessão, sugere-se ao grupo registrar o momento, os participantes, então, reescrevem ou reinterpretam o(s) texto(s) trabalhado(s) utilizando a linguagem com que mais se identifique: a linguagem do desenho, dos quadrinhos, da poesia, da música, através de depoimentos ou de uma reflexão sobre o tema lido. Tudo bem livre, sem cobranças, bem prazeroso.

Como bem diz a mestra e poetisa Suzana Vargas, “O interessante, nas Rodas, é que a responsabilidade didática ou acadêmica desaparece, dando lugar a um tipo de relação mais prazerosa com o que é lido.”

As produções individuais e/ou coletivas serão registradas, aqui posteriormente. Aguarde!

Nenhum comentário: