sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

FUNDADA A 1ª ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS DO RN


Profª Rokatia, Presidente, apresentando o Projeto da AEL


Vice-Presidente , Jotta Paiva, apresentando nossos patronos



Público presente na fundação da AEL



Professores Ozamir, Elmo e Genildo Carlos prestigiaram o evento




Acadêmicos realizando coreografia da Oração da Paz


Patrono Antônio Francisco declamando seus tão belos versos para as acadêmicas



Acadêmicos recitando poema "Balance a Rede do Mundo", do Poeta Antonio Francisco


Nossos patronos: Antonio Francisco Maria Auxiliadora e Caio Cesar



Na noite de ontem (04), a cidade de Apodi, com intensa alegria e grande emoção, testemunhou o nascimento da primeira Academia Estudantil de Letras do Rio Grande do Norte. Após exatos 08 meses de sua implementação na Escola Municipal Prof.ª Lourdes Mota, ontem, em solenidade que contou com a presença de figuras ilustres da literatura potiguar, aconteceu a fundação da Academia Estudantil de Letras Poeta Antônio Francisco.

A Academia Estudantil de Letras – carinhosamente chamada de AEL - trata-se de uma corporação de estudantes interessados no estudo de Literatura e na prática de leitura. Com as adaptações necessárias, a AEL segue os moldes de uma autêntica Academia de Letras: os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias; realizam estudos e participam de reuniões acadêmicas. E a partir do ano de 2009, a coordenação planeja a organização e realização de saraus, passeios culturais, concursos literários, e a apresentação mensal de seminários.

Assim como nas academias convencionais, os jovens acadêmicos “imortalizarão” os seus patronos, na medida em que, ao saírem da AEL, ao longo do processo, por qualquer que seja o motivo, serão substituídos pelos suplentes que, a partir do momento em que decidirem sê-lo, já passarão a freqüentar a Academia e a acompanhar os titulares nos estudos literários, para posteriormente assumirem a cadeira pretendida.

JOVENS IMORTAIS
Inicialmente, a AEL Poeta Antônio Francisco será constituída por 16 (dezesseis) alunas acadêmicas, que, na noite de ontem, em ato solene de posse ocuparam16 (dezesseis) cadeiras literárias, representando nomes importantes da Literatura Potiguar, autores clássicos e atuais, incluindo a literatura popular, com representatividade proporcional, em relação à poesia e à prosa.

HISTÓRICO
A idéia de inserir este projeto em nossa escola surgiu ao conhecermos a história da AEL Padre Antônio Vieira, primeira Academia Estudantil de Letras do Brasil, criada no ano de 2005, na Escola Padre Antônio Vieira, instituição da rede municipal de ensino de São Paulo, onde lecionava a idealizadora do projeto, a notável Prof.ª Maria Sueli Fonseca Gonçalves.

O projeto da Prof.ª Sueli fez tanto sucesso que, em 2006, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo a convidou para fazer parte da Coordenadoria de Educação, onde a referida docente iniciou um trabalho de expansão e implantação de academias em outras escolas da cidade. Devido a esse dedicado trabalho de Sueli, atualmente a cidade de São Paulo já conta com 09 Academias, num total de 427 jovens acadêmicos.

Após mantermos contato com a professora idealizadora, decidimos então experimentar em nossa escola esta atividade que é pioneira em todo Nordeste. Vale, no entanto, ressaltar que, apesar de sua fundação só ter ocorrido ontem, o Projeto da Academia Estudantil de Letras vem sendo desenvolvido na Escola Lourdes Mota, desde maio do corrente ano, com encontros periódicos, onde são realizados estudos e representações literárias.

NOSSO PATRONO


O patrono Antonio Francisco chegou cedo para conhecer melhor a academia


A primeira AEL de Apodi recebeu como patrono maior o cordelista Antônio Francisco. A escolha deste poeta pode até ter causado estranheza a alguns que não conhecem o Antônio e seu tão rico e belo trabalho. Além de um dos maiores cordelistas do Brasil, ele é também um grande compositor e já vem até sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à qualidade de seus versos. Como um dos maiores objetivos da nossa AEL é valorizar a cultura potiguar, torna-se mais do que justa a escolha desse importante poeta norte-rio-grandense, pois se há algo que encanta é a poesia do cordelista Antonio Francisco. Mesmo para quem não gosta de poesia, seus versos são encantadores.

Outros talvez questionem o fato de não ter sido um escritor apodiense o homenageado. Vale no entanto esclarecer que vários escritores apodienses foram, sim, homenageados por nossa academia, dando nome a boa parte das 16 cadeiras literárias (ver quadro acima) e muitas cadeiras certamente ainda serão criadas em homenagem aos talentos literários apodienses e potiguares. É importante frisar ainda que a escolha dos patronos da AEL é feita pelos próprios acadêmicos e assim ocorreu com o nome do Antônio Francisco. O motivo da escolha ficou bem claro para quem esteve, ontem, na Casa de Cultura de Apodi, e pôde ver o poeta rodeado pelas acadêmicas que, encantadas, ouviam-no contar suas aventuras e declamar seus tão belos versos evidenciando a empatia, o carinho e a paixão mútua que já existe entre o patrono e as meninas.

LAMENTÁVEL
Lamento tão somente que as autoridades maiores da educação e cultura de nosso município não tenho comparecido ao evento. Não consigo entender que pessoas que se dizem intelectuais e/ou representantes do povo não apareçam, nem enviem representantes ou sequer se justifiquem a tempo por sua ausência, ao serem convidadas para um evento em que se apresenta a sociedade alternativas de se construir um mundo melhor e mais humano, afinal como diz nosso lema: "A cultura forma sábios; a educação, homens."

Mas como bem disse nosso patrono Antônio Francisco, quem perdeu foram eles que deixaram de ver tão lindas representações literárias, tão belas apresentações, tão emocionantes momentos que, como afirma em seu blog o João Moacir, escreveram o nome de Apodi mais uma vez na história, desta vez por ser a primeira cidade do Nordeste a ter uma academia desse tipo e a única no país fora do estado de São Paulo. Mas a ausência dessas autoridades não conseguiu ofuscar o brilho dessa estrela que na noite de 04 de dezembro de 2008 reluziu nos céus de Apodi.

AGRADECIMENTO
Quero aqui registrar meus agradecimentos às autoridades presentes na solenidade:

o poeta Antônio Francisco;
o grande Caio Cezar Muniz, patrono da Cadeira 16 da AEL;
o coordenador da Regional do SINTE, Pedro Filho;
o Diretor da Escola Gerson Lopes, Prof. Genildo Carlos;
o Diretor da Rádio Cidade FM, Fábio Soares,
os representantes da Fundação Municipal da Juventude, Ilderlon Lins e Ravardierisson;
a representante da União da Juventude Socialista, Célia Fernandes;
o Clube de Desbravadores Maranata;
os Grupos de Escoteiros de Apodi;


Quero também agradecer a presença dos pais, familiares e amigos das acadêmicas e ainda dos colegas professores, sem os quais este importante momento não teria sido possível.

De forma especial quero registrar minha gratidão aos companheiros que desde o começo estiveram comigo, construindo os alicerces deste importante projeto. São eles:

A Profª Sueli Gonçalves, grande incentivadora e co-responsável pela criação da nossa AEL;
A Mírian Wartushi, poetisa, compositora do nosso hino;
O Prof. Clauder Arcanjo, nosso presidente de honra;
A Profª Joelina Adriana, 1ª Secretária da AEL;
A Profª Magda Silveira, Secretária da AEL;
O Escritor e Jornalista Jotta Paiva, vice-presidente desta academia;
O Jovem estudante Victor Lima, Diretor Social da AEL;
O dedicado Prof. Genildo Souza, nosso Diretor Cultural;


Não posso esquecer do importante apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, da Empresa de Refrigerantes Forró e da Regional do SINTE-RN que proporcionaram a realização do importante evento na noite de ontem. E por último, mas não menos importante, agradeço aos amigos Roberto Fernandes e Júnior Costa que ajudaram de forma incondicional na produção do cerimonial ontem realizado.

A todos a nossa gratidão e o desejo de que esta parceria continue para que possamos fazer desta sociedade acadêmica, não apenas mais uma agremiação literária, mas um espaço importante de construção de leitores, escritores e, principalmente, de cidadãos.



OBS: Em breve mais fotos...muitas... Continuem acessando e confiram!

Nenhum comentário: